top of page

INOVAÇÃO E MUDANÇAS NA ARQUITETURA COM THIAGO MERLO

  • Foto do escritor: Amanda Poloni Anjos
    Amanda Poloni Anjos
  • 25 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

"O modelo que eu comecei as minhas aulas, não se aplica mais"


Na foto: Thiago Merlo e Emanuele Benvenutti.


Thiago Merlo iniciou seu trabalho há mais de 20 anos, navegando pelas áreas de design e desenho a mão, pela qual tem uma grande paixão e habilidade. É professor de desenho de observação, arquitetura de interiores e processos de gestão na UCEFF Faculdades, desde 2013. Acredita que ensinar é uma troca, e quanto mais se ensina, mais conhecimento se obtém.

Ao passar dos anos a tecnologia foi inserida no meio acadêmico também e Thiago precisou se adaptar aos novos alunos, aqueles que além de estudar, trabalham e moram sozinhos. A percepção de mostrar o dia a dia dos arquitetos, a resolução de problemas, pontos assertivos, pontos negativos, aliados a teoria tem dado um resultado muito positivo.

Nem tudo pode ser online mas nem tudo precisa ser presencial

Com o Covid-19, de repente o cotidiano do ensino mudou e o trabalho precisou se remodelar, a disciplina de processos de gestão funcionou perfeitamente online, já desenho à mão foi uma dificuldade aos alunos e ao professor, que precisaram encontrar soluções e técnicas para compreender o conteúdo que obteve sucesso ao final do semestre ao longo de feedbacks.


Trabalhando na área da arquitetura e com uma ampla bagagem, decidiu juntamente com sua atual sócia Emanuele Benvenutti, que já trabalhava na área do design, criar um local que unisse escritório de arquitetura com design, criando a Modi design. Um conceito de identidade visual trazendo um atendimento completo com criação de marca, logomarca e projeto arquitetônico para o ambiente corporativo.

A essência da marca, da identidade, reflete na arquitetura sendo no mobiliário, na iluminação e em muitos detalhes. A associação da identidade a elementos traz um leitura mais clara e com aproximação da vivência desta criação, o estilo de vida, de trabalho, a forma de pensar isso tudo vai refletir na marca. Ao identificar pontos essenciais deste cliente a Modi trabalha para que o projeto arquitetônico transmita esses pontos, juntamente com tempo de loja, tipo de venda e entre outros fatores.


"O que era certo antes da pandemia agora não é mais" afirma Thiago. Os projetos arquitetônicos precisaram se remodelar em meio a pandemia, com isso o escritório precisou se aproximar dos seus clientes de forma diferente, passando a incluir reuniões online com os clientes estreitando essa relação. As vendas não caíram, elas mudaram pois espaços mais privativos estão sendo uma opção relevante no momento.



Aos novos arquitetos

Thiago diz que é necessário estar preparado para ouvir o cliente, repetir processos assertivos e analisar sem emoção que não deu certo para melhorar o processo, outro ponto que Thiago aborda é a relação com a marcenaria pois é um local de muito aprendizado para os projetos e a carreira. Visitas nas obras são indispensáveis para um bom resultado, conversando com quem está com a mão na massa, entendendo o cotidiano do eletricista, pedreiro, carpinteiro, entre outros.

Não se esqueça do pós obra pois é neste acompanhamento que são identificados os pontos assertivos e negativos. Detalhe muito bem seu projeto para que não haja dúvidas do que irá entregar, pois o cliente não tem a obrigação de saber e muitas vezes não sabe que precisa de uma solução até conhecer a mesma.




コメント


bottom of page