FLUXO DE CAIXA
- Amanda Poloni Anjos
- 7 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Saiba o que é, e o porquê ele é tão importante na sua marcenaria!

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão e controle dos valores/capitais que entram e saem do seu negócio. Com ele você consegue calcular quanto recebe, quanto gasta e projetar quando vai gastar nos próximos meses, ter uma visão maior das futuras necessidades como prazos, pagamentos e pode auxiliar na formação das suas estratégias.
Composto por basicamente 4 pilares: 1. Saldo inicial
2. Receitas e entradas 3. Despesas e saídas
4. Saldo de caixa final
Para obter uma segurança é necessário que este fluxo seja atualizado semanalmente/quinzenalmente. Sabemos que nem sempre conseguimos prever uma crise, uma baixa no ramo, mas devemos estar preparados para agir caso o fechamento seja negativo no fluxo de caixa. Nestas situações algumas medidas são recomendadas:
- Reduzir inadimplência e atrasos de clientes;
- Calcular e utilizar o material ao máximo para não haver desperdício; - Investir em promoção e reduzir o estoque;
- Equilibrar preços e custos.
Em fechamento positivo, avaliar seus investimentos é a parte mais importante, no aumento de prazo de vendas, na distribuição de lucros ou aplicar as sobras no mercado financeiro. O fluxo de caixa também sinaliza o quanto de capital de giro será necessário. Capital de giro é o recurso primordial para o bom funcionamento da empresa, ele se dá através de:
- Dinheiro em caixa e banco
- Aplicações financeiras em curto prazo
- Estoques
- Contas a receber
Outras dicas são: ajustar o estoque ao número de vendas dos produtos, controlar bem as retiradas dos sócios e fazer previsões para futuros gastos (férias, 13º salário, seguros etc).
Mantendo um bom controle do fluxo de caixa, as chances de ter seu negócio sempre estável é muito maior!
Clique e baixe já essa sugestão de planilha que o SEBRAE disponibilizou!
Fonte:
Rede Pro/Canaldamarcenaria
Sebrae
Comments