ARQUITETURA PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS
- Amanda Poloni Anjos
- 23 de out. de 2020
- 2 min de leitura
As diferenças e atenções que esses projetos demandam

A 6 anos no ramo de arquitetura, Luana D'Agostini viu a oportunidade na saúde pela alta demanda no mercado. Especialista no assunto, trabalhando a 4 anos com estes projetos hoje a Vivaplan é um grupo composto por Construtora e Arquitetura que atua nos três estados do sul do país (PR,SC e RS).
A decisão de unir-se com a Construtora veio por conta da condução de obra, que tem como objetivo a agilidade e rapidez, a frente da arquitetura, Luana percebeu que as obras apresentavam muitos empecilhos que acabavam adiando os projetos, com isso, a 2 anos o grupo acompanha do começo ao fim a estruturação do ambiente.
O acompanhamento destes espaços como clinicas, consultórios, hospitais são extremamente planejados, a equipe conta com 7 pessoas para deixar os processos estruturados, com cronograma de obra e até a data da inauguração já definida.
LEGISLAÇÃO
As normas e legislações que a vigilância sanitária determinam, precisam estar 100% alinhadas com o projeto para não ocorrer erros pois as normas irão variar de acordo com o tipo de ambiente, sendo clinica de odontologia, laboratório, hospital. Dentro do ambiente de saúde as normas vão desde o piso, que precisa ser específico até as cores usadas para pintura. Caso algo não esteja de acordo com a legislação é necessário refazer para que haja a liberação do ambiente.
Móveis são outra questão muito importante no projeto, assim como as legislações, irão variar de acordo com o ambiente. O acabamento dos móveis precisam estar de acordo com as normas, o maior foco é na questão da textura, evitam ao máximo o uso das mesmas, pois pode acumular bactérias, a espessura dos móveis também precisa ser observada, móveis com maior resistência, geralmente suspensos para que a limpeza consiga ser completa.
Funcionalidade e praticidade
A funcionalidade do ambiente é muito importante nestes projetos e o uso da tecnologia é primordial para um ótimo resultado, com isso Luana nos aponta alguns exemplos como o consultório de Oftalmologista, que precisa de uma iluminação baixa, um interruptor ao lado da mesa para não precisar se deslocar para acender/apagar as luzes. Os equipamentos precisam estar em locais que não atrapalhe o fluxo do consultório, o tamanho da bancada, mesas, cadeiras e com isso o estudo do layout do locar é essencial.
Esse estilo de trabalho acompanha a Vivaplan em grandes conquistas, como o desenvolvimento de um consultório de odontologia que se tornou a base de uma franquia, seguindo todas as suas especificações.
Agradecemos toda a equipe Vivaplan pela visita e pela concessão da entrevista! @vivaplanarq.br
Comments